O que é Meme? Saiba o que significa Meme


O que é Meme

O que é meme? Memes não são piadas engraçadas, nem “tipos de carinha”. Muitas vezes a gente compartilha um meme (e até cria!) sem parar pra pensar nesse fenômeno da internet: os memes. Outras tantas vezes, a gente chama qualquer piada na internet de como “memes”.

O que significa Meme

Em 2017 é difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido a palavra “meme” para se referir a imagens ou vídeos engraçados que circulam pela internet… mas meme não é sinônimo de piada! A palavra foi criada por Richard Dawkins em 1976, porém, no contexto da internet, o sentido da expressão se modificou. É um gênero textual extremamente condensado?.

Entre as tentativas de definir o fenômeno dos memes digitais, a definição da pesquisadora Limor Shifman se destaca. Depois de conhecer a definição dela, você nunca mais vai ter dúvidas se alguma coisa é, ou não é. Então, quer descobrir o que é? Vem ver esse vídeo que começa explicativo mas acaba como um manifesto de defesa e até uma declaração de amor aos memes!

Veja o vídeo do canal mimimidias onde trás curiosidades da origem do meme:

Meme é um gênero textual que consiste numa imagem, vídeo curto ou gif com uma legenda mutável que visa fazer humor a base de brincadeiras (zoeira) e se espalhar pela internet. Seu publico alvo são internautas das redes sociais. É uma forma de manifestação cultural tbm.

Os memes hoje são uma forma da pessoa se expressar e dar sua opinião sobre determinado tema. Grande parte dos memes que são feitos na internet viralizam por serem engraçados e o pessoal se identifica. Pois a maioria são criados a partir de uma determinada situação do dia a dia. Mas também de um acontecimento que rola na internet e logo os memes são compartilhados.

Muita gente curte ver memes para se divertir ou como forma de entretenimento.